Pré e Pós Operatório

Orientações
Pré-Operatórias


A realização de uma cirurgia plástica está, quase sempre, associada a um variável grau de ansiedade por parte do paciente. Com o objetivo de amenizar esse quadro e a fim de sanar as principais dúvidas, foi criado esse tópico sobre orientações pré e pós-operatórias.

Antes de qualquer procedimento cirúrgico, o paciente deve passar por uma avaliação clínica criteriosa com o seu cirurgião. Esse é o momento ideal para retirada de todas as dúvidas e para esclarecimentos quanto a possibilidades reais dos resultados. Essa medida, além de estreitar a relação médico-paciente, permite que sejam feitos diagnósticos precisos e indicados os tratamentos mais eficazes. Esta é a melhor maneira de se obter sucesso e satisfação com uma cirurgia plástica.

Baseando-se na história clínica e nas queixas das pacientes, os exames pré-operatórios são solicitados. É de suma importância o conhecimento sobre eventual uso de medicações, relato de alergias (principalmente medicamentosas), passado cirúrgico, uso de álcool, tabagismo e outras substâncias ilícitas. Estes podem influenciar de maneira significativa na evolução e no resultado pós-operatório, por isso é fundamental não omitir as informações! Até mesmo medicamentos fitoterápicos ou naturais podem interferir e trazer complicações.

Todos os exames solicitados devem ser mostrados com antecedência ao cirurgião, para que em caso de alterações, essas possam ser resolvidas a tempo de se realizar o procedimento na data desejada. Orientações específicas quanto a suspensão do uso de medicações e preparo diferenciado para cada procedimento serão fornecidas mais detalhadamente na consulta. No dia do procedimento, é ideal chegar com antecedência e de preferência com um acompanhante maior de idade. Levar consigo todos os exames pré-operatórios, documentos pessoais, produtos de higiene e uma roupa leve e de fácil manuseio para o momento da alta. Lembrar sempre das cintas modeladoras, sutiãs cirúrgicos e meias elásticas, conforme orientação do médico.

Procedimentos
Pós-Operatórios


Os pós-operatórios das cirurgias plásticas são bastante variáveis, uma vez que há imensa gama de procedimentos e cada um possui suas peculiaridades. Para cada tipo de cirurgia, o paciente receberá orientações específicas dos cuidados que deverão ser tomados.

É comum e esperado que os primeiros dias evoluam com edema (inchaço) e equimoses (arroxeamento da pele), gerando um certo desconforto inicial. No entanto, com paciência e cumprimento das orientações fornecidas, estes logo são resolvidos, trazendo à tona o resultado esperado. É importante manter em mente que muitas vezes o resultado não é imediato, podendo levar até alguns meses para que possa ser completamente observado (como nas lipoaspirações).

Como medida auxiliar na recuperação pós-operatória, é comum a indicação dos procedimentos de drenagem linfática. Vale ressaltar que além de diminuir o desconforto pós-cirúrgico, essas medidas influenciam consideravelmente no tempo de recuperação e no resultado final da cirurgia. Sendo assim, é de suma importância procurar por profissionais confiáveis e experientes, evitando comprometimento do resultado cirúrgico. Siga as orientações fornecidas pelo seu médico em relação à frequência de realização das drenagens e à utilização de técnicas associadas (ultrassonografia, radiofrequência, LTF etc).

Algumas recomendações gerais contribuem para o bem-estar do paciente e ajudam a garantir o sucesso da cirurgia:

  • Utilizar os medicamentos prescritos, nos horários corretos.
  • Alimentar-se bem e ingerir bastante líquido.
  • Evitar permanecer muito tempo em repouso, sem se movimentar. Caminhar, pelo menos, a cada meia hora.
  • Utilizar da forma correta e durante o período solicitado: meias elásticas, cintas modeladoras, sutiãs cirúrgicos etc.
  • Atentar à realização dos curativos.
  • Não fazer esforço físico ou carregar peso.
  • Não dirigir até liberação do cirurgião.
  • Evitar exposição ao Sol para não comprometer as cicatrizes.
  • Qualquer desconforto anormal, dor ou febre, entrar em contato com seu médico